quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copa-2014: Grupos E e F definidos

DE VOLTA AOS TRILHOS - ARGENTINA 3 x 2 NIGÉRIA
Finalmente os argentinos se deram conta de que estão disputando uma Copa, ainda mais na casa do arquirrival Brasil. Melhor para os nossos vizinhos, que invadiram Porto Alegre aos montes e foram brindados com uma apresentação de gala de Messi. O time comandado por Alejandro Sabella inaugurou o placar já aos 2 minutos do primeiro tempo com o camisa 10 do Barcelona, mas sua frágil zaga havia aberto uma brecha para Musa empatar logo em seguida. Aos 46, o craque hermano recolocou sua equipe na vantagem, sem dar a menor chance para o bom goleiro Enyeama. 
Na etapa complementar, o filme se repetiu logo no início: Musa desfilou no sistema defensivo da Argentina e chutou no contrapé do goleiro Romero, deixando tudo igual. Três minutos depois, Rojo crava 3 x 2 para sua equipe, que consegue administrar o placar até o apito final. Líder inconteste da chave, a bicampeã mundial se prepara para enfrentar a Suíça no mata-mata. Mesmo derrotados, os africanos também carimbaram o passaporte para a próxima fase, na qual terão pela frente a França.


UM BANHO DE DESPEDIDA - BÓSNIA 3 x 1 IRÃ
Eliminada da competição desde a rodada anterior, a novata Bósnia-Herzegóvina não poderia fazer feio na Arena Fonte Nova, palco das maiores goleadas vistas na Copa até agora. E cumpriu com dignidade seu último adeus, com mais posse de bola e criando mais chances, enquanto os iranianos, que avançariam às oitavas caso vencessem o duelo (pois a Nigéria viria a perder para a Argentina em Porto Alegre), adotaram um esquema defensivo, na esperança surpreender os europeus nos contragolpes. 
Os bósnios abriram o placar com seu principal jogador, Dzeko, aos 22 minutos do primeiro tempo e tomaram somente alguns sustos do Irã, que pecava pelas más finalizações. Na segunda etapa, Panjic ampliou a vantagem. Aos 36 minutos, Reza chegou a reacender a chama da esperança da equipe do Oriente Médio, mas Vrsaevic jogaria a última pá de cal sobre os adversários dois minutos depois. Saldo final: mais uma chuva de gols no estádio baiano, apesar do público inferior ao dos jogos anteriores ali realizados, e duas seleções se despedindo do Mundial no Brasil.


DE BARRIGA CHEIA - FRANÇA 0 x 0 EQUADOR
Previamente garantida no mata-mata, a França entrou em campo aparentemente desinteressada em balançar a rede adversária, à exceção de Benzema, que tentou mas ainda não alcançou Neymar e Messi na artilharia da Copa. O Maracanã não merecia um jogo tão monótono que o Equador tentou esquentar com muito mais vontade que o misto de titulares e reservas dos saciados Bleus, embora ciente de que matematicamente voltaria para casa mais cedo por causa da vitória da Suíça. 
Os franceses iniciam o mata-mata contra a Nigéria, e é bom que eles já tenham despertado da sonolência para não serem atropelados pelos velozes jogadores do time africano. Aos equatorianos, única seleção sul-americana a não seguir em frente (ao contrário de Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Argentina), resta agradecer por terem disputado mais um Mundial.


OLHA O CANIVETE! - SUÍÇA 3 x 0 HONDURAS
Na última Copa, a Suíça encerrava a fase de grupos com Honduras, com a qual empatou sem gols e se despediu com antecedência da África do Sul. Hoje, o time europeu reencontrou os centro-americanos exatamente no mesmo cenário (última rodada da primeira fase), mas Shaqiri tratou de escrever uma história diferente para seu país. Assinalando os 3 gols da partida (2 no primeiro tempo e 1 no segundo), o camisa 23 avisava que seus compatriotas também sabem atacar. A La Nati, uma das 16 felizardas do Mundial, iniciará a batalha no mata-mata contra  Messi, Higuaín, Di María, Aguero e companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário