domingo, 29 de junho de 2014

Copa-2014: Virote laranja e avanço da zebra

HOLANDA 2 x 1 MÉXICO
A Laranja Mecânica quase virou suco no Castelão. Debaixo de muito sol, o México abusou da sua compactação para dominar a partida durante o 1º tempo e chegou a sair na frente logo aos 3 minutos da etapa complementar, com Giovanni dos Santos, mas retraiu seus atletas com o claro objetivo de tentar aumentar a vantagem no placar à base de contragolpes rápidos. Uma estratégia que se mostraria fatalmente equivocada aos 43 minutos, quando Sneijder aproveitou uma sobra de bola após cobrança de escanteio e mandou a Brazuca da entrada da área diretamente para a rede adversária. Aos 46, Robben sofreu um suposto pênalti cometido por Rafa Márquez e Huntelaar convertia o lance com sucesso. O placar final, 2 x 1,  classificou a seleção holandesa às quartas e, de praxe, eliminou a El Tri do Mundial. Curiosamente, o time latino não passou das oitavas de uma Copa pela sexta vez consecutiva.




COSTA RICA 1 x 1 GRÉCIA (5 x 3 nos pênaltis)
Como eu previa, a Costa Rica despachou os gregos em Recife, porém o triunfo só viria na disputa de penalidades. Após um primeiro tempo morno, sem muitas emoções, o time sensação da Copa inaugurou o placar aos 7 minutos da etapa seguinte, com um chute rasteiro de Bryan Ruiz que pareceu ter hipnotizado a defesa adversária. Coitado do goleiro Karnezis, que só se deu conta do lance quando a bola já estava mais do que dentro de sua rede. Os helênicos foram obrigados a abandonar o estilo defensivo e partiram para o tudo ou nada. O esforço dos europeus, talvez auxiliado pela expulsão do costarriquenho Duarte, seria recompensado nos acréscimos, com Samaras deixando tudo igual.
Mesmo em desvantagem numérica, os Ticos contaram com o imenso apoio da torcida brasileira na Arena Pernambuco para resistir à ofensiva da Grécia na meia hora de prorrogação, forçando a decisão da vaga nos pênaltis. No final das contas, a Costa Rica levou a melhor, convertendo com sucesso todas as cobranças e agraciada com uma bela defesa do chute de Gekas pelo goleiro Navas, avança às quartas pela primeira vez em sua história de participações em Mundiais e enfrentará a não menos persistente Holanda em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário