quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa-2014: primeiras impressões (bastidores)

ABERTURA
O povo brasileiro, tão conhecido pela diversidade cultural e rítmica, não merecia uma cerimônia tão aquém do seu potencial criativo. Teve de se contentar com dançarinos saltando e correndo entre espaços abertos no gramado forrado do Itaquerão. Não que a cerimônia em si estivesse tão feia assim, mas esperava-se no mínimo algumas baterias de escola de samba para um show muito mais emocionante. E a irritação do público não estaria completa sem o delay ocorrido durante a breve apresentação do tema deste Mundial pelos seus três intérpretes - os americanos Pitbull e Jennifer Lopez e a tupiniquim Claudia Leitte (que mais parecia uma dançarina do que uma colega de profissão).


DILMA ROUSSEFF
Como era de se esperar, a presidente da República (assim como o dirigente máximo da FIFA, Joseph Blatter) evitou fazer qualquer discurso em face da ojeriza dos torcedores à forma amadora como a Copa tem sido organizada no país. Ainda assim, Dilma não escapou de xingamentos dos paulistas durante a partida inaugural do torneio.


PROTESTOS ANTICOPA (OU ANTIQUALQUER COISA PARECIDA)
Desta vez, a polícia estava melhor preparada para lidar com os manifestantes mais radicais. Graças ao impecável trabalho de inteligência, vários encontros da categoria foram cancelados antes mesmo da convocação. Os poucos brigões que se arriscaram a gritar nas ruas (e, por tabela, sair depredando tudo) foram facilmente rechaçados à base de bomba de gás e balas de borracha. Ao que tudo indica, a valentia deles não passará de um sussurro em comparação à festa sonora nos estádios brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário