domingo, 15 de junho de 2014

Copa-2014: análise do 4º dia (15/06)

PONTEIROS AJUSTADOS
Na primeira partida do Grupo E, a Suíça mais uma vez comprovou a fama de chatíssima na defesa. Longes da altitude caseira, os equatorianos se viraram na raça para inaugurar o placar com Enner Valencia aos 21 minutos do 1º tempo. Só que o time europeu, frio como sempre, não se abalou com o revés e, logo no comecinho da etapa complementar, aos dois minutos, Mehmedi aproveitou um escanteio para igualar as coisas de cabeça. A partir daí, a partida se transformou em um verdadeiro trabalho de ataque contra defesa e caminhava para o primeiro empate na Copa até que Arroyo, do Equador, tentou fechar a conta a favor de sua equipe. O meia, porém, demorou demais e foi facilmente desarmado por Behrami, que armou um contragolpe daqueles lançando a bola para Rodríguez, que por sua vez cruzou para Seferovic confirmar a virada suíça e o placar final, 2 a 1. A La Nati encara sua próxima rival, a França, na próxima sexta-feira, na Arena Fonte Nova. Os sul-americanos tentarão se recuperar da revés diante de Honduras na Arena da Baixada.


XÔ URUCUBACA!
Até que enfim os franceses voltaram a estrear em uma Copa com vitória, o que não acontecia desde o Mundial de 1998, no próprio quintal. Nem mesmo um problema no sistema de áudio, que impediu a execução dos hinos de ambas as seleções, freou o ímpeto dos Le Bleus. O destaque da partida vai para Karim Benzema, autor de dois dos três gols da equipe europeia sobre Honduras no Estádio Beira-Rio. Teoricamente, o tento restante também caberia ao habilidoso atacante do Real Madrid, porém o árbitro da partida, Sandro Meira Ricci, validou o lance como gol contra do goleiro Valladares, que havia tentando tirar a bola sem sucesso - e a tecnologia goal-line estava lá para atestar, sem brecha para dúvidas, que a redonda realmente havia passado da linha. A França agora tem moral para brigar com a retranqueira Suíça em Salvador, na próxima sexta-feira. Por sua vez, Honduras enfrenta o Equador no mesmo dia, em Curitiba.


MESSI E MARACANÃ: SINTONIA PERFEITA
Como eu previa anteriormente, a Argentina não teria vida fácil contra a novata Bósnia-Herzegovina no Maracanã. E realmente não teve. Tanto é que, logo aos 2 minutos da etapa inicial, o placar só foi aberto a favor dos hermanos porque a bola bateu no defensor Kolasinac antes de entrar na rede dos europeus. Depois disso, os comandados de Sabela passaram o primeiro tempo se acomodando em um estilo menos ofensivo, enquanto os rivais lhes exerciam grande pressão.
No segundo tempo, porém, Messi acordaria completamente do marasmo, assim como o restante da equipe, e mostrou ao público presente no estádio carioca porque ainda merece ser respeitado pela genialidade. Tabelando com Higuain, o camisa 10 do Barcelona deixou dois marcadores no chão e chutou colocado, sem chance para o goleiro Begovic - 2 a 0 para a Argentina. Aos 39 minutos, Ibisevic descontou para os compatriotas, que não pararam de lutar até o fim.
Líderes provisórios do Grupo F, os argentinos jogam a próxima rodada da fase de grupos contra o Irã no sábado, no Mineirão. Os bósnios, que jogaram bem para uma seleção cujo país enfrentou uma violenta guerra civil no final do século passado, lutarão pela primeira vitória diante da Nigéria no mesmo dia, na Arena Pantanal. Vale lembrar que iranianos e nigerianos ainda fecharão a 1ª rodada da chave amanhã, às 16:00, na Arena da Baixada.


COPA DOS GOLS
Eis uma boa razão para atestar que estamos vivenciando a Copa das Copas: todas as partidas realizadas até aqui resultaram na vitória de um dos lados. E, por enquanto, a média de gols por jogo (3,36) registrada no momento tem superado a da última Copa (2,26). Ainda não tivemos um só empate neste Mundial, o que significa que cada seleção tem buscado sempre o triunfo sobre seus respectivos adversários e nem sonha em apenas igualar o placar. Todo mundo - de torcedores aos atletas - sai ganhando com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário