sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa-2014: Palpites das oitavas

Finalmente a Brazuca ganhou hoje um descanso mais que merecido, após correr pelos gramados por 15 dias seguidos, entrando nas redes 136 vezes. Enquanto a bola se sossega em um canto (e ela que aproveite bem o descanso, porque o trabalho recomeça amanhã!), tento prever quais das 16 seleções que continuam na briga pela taça mais cobiçada do futebol mundial avançarão para as quartas de final.


BRASIL x CHILE
Perfil do Brasil: contestada no início, a Seleção cumpriu bem sua obrigação de passar da primeira fase. É a mais forte das equipes sul-americanas ainda vivas no Mundial - possui mais talento individual, contando com jogadores habilidosos que podem fazer a diferença em um lance individual, e ainda por cima joga em casa. Para animar ainda mais a torcida, Fernandinho deve ocupar a vaga de Paulinho no time titular.
Perfil do Chile: freguês dos brasileiros em ocasiões anteriores nos Mundiais, o time comandado por Jorge Sampaoli promete escrever um final diferente para o jogo de amanhã, no Mineirão. A disposição tática conta pontos favoráveis à La Roja, mas a baixa estatura média de seus atletas deve comprometer sua defesa contra jogadas aéreas, um recurso do qual Felipão deverá abusar à vontade.
Quem deve avançar: Brasil. 
Placar provável: 2 x 1, 2 x 0 ou 3 x 1.


COLÔMBIA x URUGUAI
Perfil da Colômbia: chegou à Copa já temendo uma eventual desclassificação precoce devido à ausência de Falcão García no elenco. Mas o técnico José Pekerman soube lidar com a grande revés e pôs as outras equipes do Grupo C para dançar - 3 x 0 na Grécia, 2 x 1 na Costa do Marfim e 4 x 1 no Japão (imagine se o grande ídolo supracitado tivesse vindo ao Brasil). O talento de jogadores como James Rodríguez, a velocidade nos contragolpes e a forma física prometem trazer a vantagem do jogo para o lado dos cafeteros.
Perfil do Uruguai: surpreendida pela Costa Rica na estreia do Grupo D, a Celeste Olímpica não se abateu e conseguiu sobreviver à "chave da morte" despachando duas outras campeãs mundiais, Inglaterra e Itália. Mas nem tudo foi motivo de comemoração - Suárez, flagrado pelas câmeras mordendo o ombro do zagueiro italiano Chiellini, foi exemplarmente banido da Copa e os charruas terão de suar mais sangue do que o normal, apostando na defesa sólida e na experiência do envelhecido elenco que conquistou o 4º lugar no último Mundial (2010) e se sagrou atual campeão sul-americano (2011).
Quem deve avançar: Colômbia.
Placar provável: 2 x 1 ou 3 x 2.


FRANÇA x NIGÉRIA
Perfil da França: iniciou a Copa de forma arrasadora, goleando Honduras (3 x 0) e Suíça (5 x 2), mas relaxou contra o Equador e não passou de um 0 x 0. Ainda assim, merece respeito pelo futebol que tem apresentado até agora. Se individualmente não empolgam tanto quanto a geração campeão do mundo em 1998, os Bleus de hoje ganham pontos no jogo coletivo devido à forte marcação e aos rápidos contra-ataques. A batalha contra a Nigéria deve ser bem truncada, uma vez que parte do time francês é composta por atletas de origem africana.
Perfil da Nigéria: os atuais campeões africanos chegaram às oitavas no susto, com apenas 4 pontos na fase de grupos e devendo sua permanência no Mundial aos bósnios, que derrotaram o Irã. A seleção africana tende mais à defesa que ao ataque e promete usar sua força física à vontade para tentar deter Benzema e companhia.
Quem deve avançar: França.
Placar provável: 1 x 0 ou 1 x 1 (classificação nos pênaltis).


ALEMANHA x ARGÉLIA
Perfil da Alemanha: o esquadrão germânico nunca esteve tão bem servido de craques - Müller, Lahm, Götze, Özil, Schweinsteiger, Khedira, Neuer e Podolski, entre outros. Até o artilheiro Klose, que vem sendo preservado no banco, pode entrar em cena e decidir a partida a favor da equipe comandada por Joachim Löw. Porém, o maior desafio da Alemanha é acertar de vez sua equipe, que quase se complicou com Gana e se contentou com um 1 x 0 sobre os EUA após atropelar Portugal na fase de grupos.
Perfil da Argélia: a primeira chegada dos argelinos às oitavas de um Mundial não foi exatamente uma surpresa. Na fase de grupos, perderam para a Bélgica (2 x 1) a muito custo, passaram pela Coreia do Sul sem muita dificuldade (4 x 2) e empataram heroicamente com a Rússia (1 x 1). Embora ainda careça de potencial técnico para fazer frente à máquina alemã em Porto Alegre, esse time africano não costuma fugir da briga. Muito pelo contrário, lutará do primeiro ao último apito do juiz com um afinco muito semelhante ao visto na etapa de classificação.
Quem deve avançar: Alemanha
Placar provável: 2 x 0 ou 3 x 0


HOLANDA x MÉXICO
Perfil da Holanda: com boas chances de pôr as mãos na taça, apesar do aproveitamento de 100% conquistado de forma burocrática na fase de grupos, a Laranja Mecânica tem a vantagem da experiência, pois ainda conta com a maioria dos atletas vice-campeões em 2010, e do estilo de jogo majoritariamente ofensivo, sempre visando o maior número possível de gols nos 90 minutos. Mas cabe alertar que o esquadrão orange não é tão invencível quanto parece, conforme se viu na segunda rodada de classificação, na qual o time quase tropeçou diante da Austrália.
Perfil do México: considerada a seleção mais grudenta da Copa, a El Tri baseia sua estratégia na ocupação de espaços e na arte de irritar as equipes adversárias com as famosas duas linhas de quatro, além de confiar na velocidade dos contragolpes. Para quem levou muitos tropeços nas Eliminatórias e precisou de uma repescagem com a fraquíssima Nova Zelândia para chegar ao Brasil, os mexicanos finalmente se encaixaram no coletivo e devem suar sangue para frear a empolgação dos holandeses.
Quem deve avançar: Holanda.
Placar provável: 2 x 1.


COSTA RICA x GRÉCIA
Perfil da Costa Rica: os Ticos não viraram a sensação da Copa por acaso. Sobreviveram ao Grupo da Morte em grande estilo, derrotando duas campeãs mundiais e eliminando uma outra do torneio. Se o condicionamento físico dos atletas e a disposição tática se confirmarem na Arena Pernambuco, a seleção centro-americana estará em larga vantagem para alcançar mais uma meta nunca antes sonhada - as quartas de final. Precisa apenas tomar cuidado para não perder a bola no ataque à Grécia.
Perfil da Grécia: de longe, a seleção mais retranqueira do Mundial. Os gregos depositam todas as suas fichas no sistema defensivo, na esperança de surpreender os times adversários no contra-ataque, porém sua limitação técnica quase sempre põe tudo a perder quando o assunto é avançar no lado adversário.
Quem deve avançar: Costa Rica.
Placar provável: 1 x 0


ARGENTINA x SUÍÇA
Perfil da Argentina: as três vitórias na fase de grupos não escondem um time remendado, lento e inseguro - principalmente na defesa - que a Argentina trouxe ao Brasil. Sem o talento de Messi, que carregou o time nas costas, os hermanos não teriam passado às oitavas. Talvez nem passem das quartas, mas podem se considerar sortudos por enfrentarem agora um adversário igualmente apático.
Perfil da Suíça: mais uma seleção classificada para o mata-mata de forma irregular. Passou por Equador (2 x 1), de virada, e Honduras (3 x 0), mas levou um banho da França (5 x 3) no meio do caminho. Os suíços ainda confiam no setor defensivo, embora a zaga não tenha sido tão chata quanto nas Eliminatórias europeias.
Quem deve avançar: Argentina.
Placar provável: 1 x 0


BÉLGICA x EUA
Perfil da Bélgica: sob o comando do veterano Marc Wilmots (que chegou a enfrentar o Brasil como jogador nas oitavas de final da Copa de 2002), a atual geração está bem longe de justificar a badalação em torno da sua excepcional campanha nas Eliminatórias da Europa. Só que Hazard, Fellaini, Mertens e Courtois têm talento de sobra para ajudar o time a barrar as investidas americanas e seguir para as quartas de final
Perfil dos EUA: figurinhas carimbadas das Copas desde 1990, os americanos não têm do que reclamar quando adotaram para si o futebol moderno. Garantem-se muito bem na defesa e não hesitam em usar a força física na hora de parar os atacantes adversários, mas ainda precisam corrigir urgentemente os passes e o ataque. 
Quem deve avançar: Qualquer um.
Placar provável 1 x 1 (vaga decidida nos pênaltis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário