domingo, 22 de junho de 2014

Copa-2014: palpites da última rodada da fase de grupos

Agora há pouco, teve fim a segunda rodada da fase de grupos da Copa. Já temos algumas seleções garantidas no mata-mata, enquanto outras terminam de arrumar as malas para voltar à realidade mais cedo do que o planejado. Segue abaixo meus palpites para o último round:

GRUPO A
Quem já se classificou: Ninguém.
Quem deve se classificar: Brasil e México.
Quem já caiu fora: Camarões.
Comentários: caso a previsão se confirme, o Brasil passeará à vontade (4x0, imagino) sobre os eliminados, desmotivados e desunidos camaroneses para terminar a fase de grupos na liderança da chave A. Os mexicanos enfrentarão a Croácia e talvez empatem em 2 a 2, resultado que levará os primeiros à fase eliminatória.


GRUPO B
Quem já se classificou: Holanda e Chile.
Quem já caiu fora: Espanha e Austrália.
Comentários: já classificados, holandeses e chilenos só terão o trabalho de brigar pela liderança do Grupo B. Talvez o resultado seja um 2 a 2, suficiente para manter os oranges na liderança e pôr os sul-americanos no caminho do Brasil logo nas oitavas. A combalida Espanha ainda sonha em não ser humilhada pelos australianos, mas os Socceroos devem ganhar por 1x0.


GRUPO C
Quem já se classificou: Colômbia.
Quem já caiu fora: Ninguém.
Quem deve se classificar: Costa do Marfim.
Comentários: Os marfinenses devem destroçar a já desgastada retranca grega na última rodada. O eventual triunfo africano, talvez por 2x0, também eliminará o Japão, que poderia chegar no máximo a 4 pontos em caso de vitória sobre a Colômbia.


GRUPO D
Quem já se classificou: Costa Rica.
Quem já caiu fora: Inglaterra.
Quem deve se classificar: Uruguai.
Comentários: grande sensação desta Copa, os costarriquenhos podem até sonhar com uma eventual vitória sobre os apáticos ingleses, engolidos neste "grupo da morte", mas um empate basta para confirmar a liderança no Grupo D. A outra vaga da chave será disputada palmo a palmo por Itália e Uruguai. A Squadra Azzura também precisa apenas de um empate para seguir em frente devido ao melhor saldo de gols, porém os chuarras, ainda empolgados por terem derrotado o Time da Rainha, terão o calor do horário da partida (13:00) e o apoio da torcida a seu favor para despachar os rivais europeus com um triunfo simples (1x0 ou 2x1).


GRUPO E
Quem já se classificou: França.
Quem já caiu fora: Ninguém.
Quem deve se classificar: Suíça.
Comentários: tudo indica que os franceses vençam os esforçados equatorianos por uma diferença de gols não superior a 2. A Suíça, que garantiu seus atuais 3 pontos na estreia, pode agradecer caso empate com Honduras.


GRUPO F
Quem já se classificou: Argentina.
Quem já caiu fora: Bósnia.
Quem deve se classificar: Nigéria.
Comentários: a seleção argentina, confirmada nas oitavas mas ainda contestada, deve passar por mais um vexame, desta vez no jogo contra a Nigéria, que precisa de um mero empate para fazer companhia ao time de Sabella no mata-mata. O Irã também pode sonhar matematicamente com a outra vaga do Grupo F, mas talvez consiga um empate com a eliminada Bósnia, na melhor das hipóteses.


GRUPO G
Quem já se classificou: Ninguém.
Quem já caiu fora: Ninguém.
Quem deve se classificar: Alemanha e Gana.
Comentários: Tanto a Alemanha quanto os EUA (ambos comandados por técnicos germânicos - Low e Klinsmann, nesta ordem), que se enfrentarão em Recife, só precisam de um empate para seguir às oitavas. Mas creio que Müller e companhia sairão da Arena Pernambuco com a liderança da chave, assim como Gana deve soterrar de vez a apática seleção portuguesa, ultradependente do também apagado Cristiano Ronaldo, vencendo o duelo com dois ou mais gols de diferença (2x0 ou 3x1)


GRUPO H
Quem já se classificou: Bélgica.
Quem já caiu fora: Ninguém.
Quem deve se classificar: Argélia.
Comentários: os russos confiaram demais no sistema defensivo, levando o gol belga no final da partida realizada hoje no Rio de Janeiro. Abalados, provavelmente não conseguirão conter a empolgação da Argélia, que surpreendeu a frágil Coreia do Sul com um ótimo resultado (4 a 2) no Beira Rio. Desconfio que o time africano se classifique empatando em 1 a 1, bem como os belgas encerrem a fase de grupos com um 3 a 1 sobre os Tigres Asiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário