quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa-2014: Grupos G e H definidos - e fim de papo na fase de grupos

JOGO DE AMIGOS - EUA 0 x 1 ALEMANHA
Joachim Löw e Jurgen Klinsmann, amigos porém treinadores de seleções diferentes (Alemanha e EUA, respectivamente), protagonizaram em Recife um duelo à altura do respeito que um nutre pelo outro. O time germânico, recheado de talentos e ainda passando por ajustes, teve de se contentar com um 1 x 0, anotado por Müller (agora companheiro de Neymar e Messi na artilharia, com 4 gols) sobre os americanos, que mais uma vez souberam se defender bem e pressionar adversários tradicionalmente mais fortes. Apesar da derrota, os ianques avança às oitavas porque Gana perdeu para Portugal em Brasília.
No mata-mata, a Alemanha terá pela frente a surpreendente Argélia na próxima segunda, às 17:00, no Beira-Rio. Os Estados Unidos estreiam na nova fase diante da Bélgica no dia seguinte, no mesmo horário, na Arena Fonte Nova.


BYE BYE, PORTUGAL AND GHANA! - GANA 1 x 2 PORTUGAL
No Mané Garrincha, Portugal e Gana tiveram seu primeiro duelo em Copas e, em comum, tinham uma missão das mais complicadas: vencer a parada por uma boa diferença de gols e, ainda por cima, rezar por uma vitória da Alemanha. Um empate no outro jogo do Grupo G despacharia ambas as seleções no ato.
Os ganeses, que não puderam contar com Muntari e Kevin-Prince Boateng (afastados da equipe por indisciplina), até jogaram melhor e continuariam na briga pelo título se ganhassem a partida, uma vez que os americanos estavam perdendo para os alemães em Recife, mas Portugal saiu de campo com a vitória por 2 x 1, com direito a Cristiano Ronaldo finalmente marcando seu primeiro - e último - gol nesta Copa. As Estrelas Negras, em seu terceiro Mundial, vivem a primeira experiência de não passar da fase de grupos. Se isso serve de consolo ao time africano, os lusitanos também voltarão para o Velho Mundo antes da hora por causa do saldo de gols, insuficientes para passar os EUA na classificação da chave.


100% BUROCRÁTICO - BÉLGICA 1 x 0 COREIA DO SUL
Ainda longe de repetir a badalação nas Eliminatórias da Europa, os belgas não podem reclamar do 100% de aproveitamento na fase de grupos. Um único gol, marcado por Vertonghen aos 33 minutos do segundo tempo, foi o bastante para confirmar os europeus na liderança do Grupo H e, por tabela, o direito de enfrentar os Estados Unidos na primeira partida eliminatória, em Salvador. Mesmo em vantagem numérica, após a expulsão de Defour, os sul-coreanos deixam o Brasil com apenas um ponto conquistado.


AVANÇO HISTÓRICO - RÚSSIA 1 x 1 ARGÉLIA
Em sua quarta participação em Copas, a Argélia precisava apenas de um empate (a Bélgica estava vencendo a Coreia do Sul em São Paulo) para conseguir sua primeira classificação às oitavas de um Mundial. Os russos saíram na frente com Kokorin aos 9 minutos da etapa inicial e pareciam garantidos nas oitavas até os 13 do segundo tempo, quando Slimani subiu mais que os zagueiros e marcou o gol de salvação dos africanos. Com muita emoção e boas atuações dos goleiros, o confronto resultou em um justo 1 x 1, suficiente para o inédito avanço das Raposas do Deserto a uma fase eliminatória.
Classificados com todo o mérito, os argelinos terão no Beira-Rio um reencontro com a Alemanha desde a fatídica edição de 1982, na qual fizeram sua estreia em Copas justamente com uma vitória por 2 x 1 sobre os germânicos (então ocidentais), que em represália combinaram com os austríacos o infame jogo da vergonha para classificar as duas seleções europeias e eliminar os africanos daquele torneio no saldo de gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário