segunda-feira, 23 de junho de 2014

Copa-2014: Enfim o pentacampeão acordou...

BRASIL 4 x 1 CAMARÕES
Que show! Tanto na arquibancada do Mané Garrincha (à exceção do chatíssimo "eu sou brasileiro com muito orgulho", claro!) quanto em campo, o Brasil mostrou quem manda no pedaço: um sonoro 4 x 1 no combalido Camarões. A festa tupiniquim começou aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Neymar ganhou ótimo lançamento de Luiz Gustavo e abriu o marcador no 100º jogo da Seleção em Copas (e, por tabela, o 100º gol deste Mundial). Em seguida, os africanos tiraram proveito das costumeiras falhas nas laterais brasileiras e empataram com Mutip. Mas o nosso camisa 10 voltou a aprontar: ao receber a bola interceptada por Marcelo, cortou para o meio e chutou bem colocado, para azar do goleiro Itandje.
No segundo tempo, a entrada de Fernandinho faria muito bem ao Brasil. Aos 4 minutos, tocou para Marcelo, que encaminhou a redonda para Fred enfim marcar seu primeiro gol na Copa - e ampliar a vantagem. O substituto de Paulinho não queria ficar apenas na assistência: aos 39 minutos, marcou o último tento brazuca. Com o primeiro lugar garantido, o time de Felipão poderá descansar à vontade até sábado, quando terá no Mineirão sua primeira pedreira no mata-mata: o Chile, muito bem organizado e montado por Jorge Sampaoli. Apesar do retrospecto favorável nos duelos contra a Roja em Copas, a Seleção precisa se reinventar no time titular (por exemplo, com Fernandinho no lugar do apagado Paulinho) e corrigir alguns defeitos para não correr o risco de ser surpreendida pelo rival sul-americano.


MÉXICO 3 x 1 CROÁCIA
Enquanto o Brasil despertava para a Copa em Brasília, o México também carimbava seu passaporte para as oitavas de final, em Recife. Depois de um 0 a 0 sem graça na etapa inicial, a El Tri mudou de postura no segundo tempo e triturou a Croácia sem piedade, com gols de Rafa Márquez, Guardado e (finalmente!) Chicharito Hernandez. Os europeus apenas descontaram com Perisic, aos 43 minutos, e saíram da Arena Pernambuco eliminados da Copa, pagando caro pelo excesso de confiança do técnico Niko Kovac e do meia Luka Modric, que chegaram a dizer, na véspera, ter encontrado uma "receita" (melhor time, mais talento, etc.) para estragar a festa do adversário. Com a merecida vitória, os mexicanos iniciam a complicada fase eliminatória diante da Holanda às 13:00 do próximo domingo, no Castelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário