segunda-feira, 30 de junho de 2014

Copa-2014: França e Alemanha garantidas nas quartas, aos trancos e barrancos

FRANÇA 2 x 0 NIGÉRIA
Apesar de contar com mais recursos técnicos e maior habilidade em lances individuais, a seleção francesa não teve vida fácil diante da pegada nigeriana em Brasília. O primeiro tempo foi marcado por muita disputa de bola e poucas conclusões de qualidade. Vale a pena destacar a atuação do sempre atento goleiro Enyeama, muito à vontade para impedir os gols de Benzema e companhia. A partir da etapa complementar, porém, a história mudou de figura. Aos 19 minutos, Pogba não desperdiçou a chance após uma falha do arqueiro adversário e abriu o placar para os Bleus. A resistência da Nigéria seria implodida de vez aos 47, com Yobo empurrando a redonda para dentro da própria rede. Assustada e paciente, a França foi superior e esperará sua próxima adversária, Alemanha ou Argélia.


ALEMANHA 0 x 0 ARGÉLIA (2 x 1 NA PRORROGAÇÃO)
A Alemanha prometia um show de eficiência no Beira-Rio. A Argélia, que não a reencontrava desde 1982, teria uma boa oportunidade de se vingar do fatídico Jogo da Vergonha protagonizado pela seleção europeia no Mundial daquele ano (cabe ainda uma curiosidade: os africanos iniciaram sua primeira participação em Copas exatamente com uma vitória sobre a então Alemanha Ocidental). Para o bem do futebol, nenhuma das equipes fez gols no tempo regulamentar. Méritos de M'Bolhi, goleiro do time africano, que protegeu muito bem sua meta das investidas germânicas, enquanto seus companheiros atacavam com muito mais vontade que os adversários.
Somente na prorrogação a máquina alemã engrenaria de vez, embora não tivesse lutado menos que o rival. Com um gol de Schürrle (2 minutos do 1º tempo) e outro de Özil (15 minutos do 2º tempo), o time comandado por Joachim Löw venceu o duelo a muito custo e passará um bom tempo recobrando o fôlego para a próxima batalha, contra a França. Os argelinos, que descontaram com Djabou logo após o segundo tento germânico, podem sentar e chorar à vontade... de orgulho! Orgulho pela primeira (e emocionante) classificação às oitavas de final de uma Copa e pela forma honrosa com que travaram a luta contra uma seleção tradicional até o último minuto de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário