domingo, 22 de junho de 2014

Copa-2014: Classificação no sufoco, empate heróico e fim de jejum

CLASSIFICAÇÃO NO SUFOCO - ARGENTINA 1 x 0 IRÃ
Mais uma vez os hermanos, que ainda não encantaram na Copa até o momento, foram salvos por Messi. Sofreram um bocado com a simples e eficiente defesa iraniana, que conseguiu anular o já desanimado quadrado mágico da Argentina. Empolgados com a apatia do rival sul-americano, os asiáticos começaram a partir para o ataque, principalmente no 2º tempo. Poderiam até ter aberto o placar, não fossem o árbitro trapalhão, que deixou de assinalar um pênalti de Zabaleta em Dejagah, e a falta de pontaria dos esforçados atacantes. O resultado caminhava para um merecidíssimo empate sem gols quando, no finalzinho, um certo camisa 10 do Barcelona, que ficou apagado o jogo inteiro, só precisou de um chute bem colocado para anotar a segunda vitória de seu time - e, de quebra, a classificação antecipada às oitavas de final. Um triunfo incompatível com o desempenho dos argentinos no Mineirão, mas sabe como é: futebol tem dessas coisas...


EMPATE HERÓICO - ALEMANHA 2 x 2 GANA
Em Fortaleza, alemães e ganeses protagonizaram o empate mais emocionante (e empolgante) até agora na Copa. Após um primeiro tempo mais de estudo que de exercício, o placar foi inaugurado por Gotze, aos 6 minutos da etapa complementar. Aproveitando-se de uma certa bagunça da defesa germânica, Gana igualou o marcador logo depois, com Ayew, e não demorou a reverter a vantagem com Asamoah Gyan. Quem achou que os germânicos ficariam desesperados ficou boquiaberto com a calma e paciência do time europeu, que chegaria ao empate com Miroslav Klose. O atacante reserva agora divide com Ronaldo a maior artilharia em Copas (15 gols).
Situação atual: A Alemanha só precisa de um empate com os EUA na rodada final de grupos para chegar ao mata-mata, enquanto Gana terá de suar a camisa para ganhar bem dos lusitanos e, ainda por cima, torcer por um tropeço germânico ou ianque, a depender do resultado da partida entre EUA e Portugal hoje à noite, na Arena da Amazônia.


FIM DE JEJUM - NIGÉRIA 1 x 0 BÓSNIA
Desde a Copa de 1998 a Nigéria não vencia em Copas do Mundo. Encerrou o tabu ontem à noite, na Arena Pantanal, anotando o único gol da partida, com Odemwingie, ainda aos 29 minutos da etapa inicial, com direito a mais uma polêmica de arbitragem neste Mundial: nove minutos antes, Dzeko havia aberto o placar para os bósnios, porém o lance foi mal anulado pelo juiz. Desesperada, a seleção dos Balcãs chegou a utilizar todas as substituições a que tinha direito e quase igualou o placar - o que ainda a manteria viva na fase de grupos - aos 30 minutos do segundo tempo, quando Dzeko tentou finalizar e a bola, mascada, foi desviada a tempo pelo atento goleiro nigeriano Enyeama. 
Situação atual: ainda vivas na Copa, as Superáguias dependem apenas de um empate com a classificada Argentina na última rodada de grupos, em Porto Alegre. Já despachada do torneio, a debutante Bósnia-Herzegovina terá de se contentar com a possibilidade de pelo menos fazer bonito em Salvador no jogo contra o Irã, que por sua ainda pode sonhar matematicamente com o avanço à fase eliminatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário