terça-feira, 1 de julho de 2014

Copa-2014: oitavas encerradas a fórceps

ARGENTINA 0 x 0 SUÍÇA (1 x 0 NA PRORROGAÇÃO)
Se os torcedores argentinos tinham alguma esperança de que sua seleção finalmente engataria de vez na Copa, os jogadores trataram de jogar mais um balde de água fria no bom futebol em São Paulo. A equipe comandada por Sabella continuou o mesmo arremedo burocrático de sempre, e nem Messi serviu para animar o plantel. Os suíços, dotados de muita disposição tática,  pressionaram os albicelestes o tempo todo e estiveram muito perto de abrir o placar em três ocasiões.
Infelizmente, porém, a modalidade não costuma premir o esforço. No finalzinho da prorrogação, a Argentina novamente foi salva por um lampejo individual de Messi, que deu o passe para Di María anotar o único gol da partida (e da classificação para as quartas). Por muito pouco a Suíça não empatou o duelo logo depois, quando a bola cabeceada por Dzemaili bateu na trave e no jogador antes de morrer na linha de fundo. O time do país dos relógios saiu da Arena Corinthians completamente injustiçada. No próximo sábado, às 13:00, em Brasília, os hermanos encaram a Bélgica, que despachou os EUA também na prorrogação.


BÉLGICA 0 x 0 EUA (2 x 1 NA PRORROGAÇÃO)
Desta vez não houve goleada na Arena Fonte Nova, em Salvador. As seleções da Bélgica e dos Estados Unidos iniciaram a partida sem muito brilho, aparentemente mais preocupadas em analisar o jogo uma da outra. A apatia seria quebrada aos 16 minutos da etapa inicial, após um engraçadinho invadir o campo e, sem ser incomodado por qualquer steward (segurança particular) ou PM ali perto por alguns segundos, correu de um lado para outro atrás do seu momento de glória. Nesse momento, as duas equipes despertavam e começariam a protagonizar um verdadeiro duelo de muralhas, até para compensar suas respectivas más finalizações. No segundo tempo, os Diabos Vermelhos jogaram um pouco melhor, ameaçando várias vezes a meta americana, mas Tim Howard não estava a fim de entregar os pontos e brilhantemente frustou as investidas belgas até o último dos 90 minutos regulamentares.
A emoção ditaria o ritmo de vez na prorrogação. Lukaku, que não vinha atuando bem desde o início da Copa, entrou em cena para mudar o rumo da história: conferiu um passe para o primeiro gol da Bélgica, anotado por De Bruyne aos dois minutos do primeiro tempo, e aumentaria ele próprio a vantagem no placar, no último minuto. No início do tempo seguinte, os EUA não perderam tempo, descontaram com um belo gol de Green e ainda tentaram forçar a decisão da vaga nos pênaltis, mas já era tarde. Os comandados de Marc Wilmots enfrentarão a insossa Argentina às 13:00 de sábado, no Mané Garrincha, enquanto aos ianques resta deixar o estádio baiano - e o Mundial mais cedo - de cabeça erguida, em virtude do bom trabalho (apesar de algumas falhas da defesa em momentos decisivos e de jogadas mal finalizadas no ataque) que desempenharam na competição.


CURIOSIDADE DO DIA
A Copa de 2014 é a primeira da história em que todas as seleções classificadas em 1º lugar na fase de grupos avançam às quartas em uma mesma edição e também acaba de registrar cinco prorrogações ocorridas nas oitavas de final - o maior número desde o Mundial de 1986, quando essa etapa do mata-mata foi criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário