domingo, 13 de julho de 2014

Copa-2014: Por que assistir à final Alemanha x Argentina

Tudo bem, esta não é a final que nós, brasileiros, esperávamos para a Copa das Copas. Mas a disputa da taça entre alemães e argentinos pode amenizar o 4º lugar conquistado pela Seleção de forma pífia, por culpa menos dos atletas que do atual treinador e da CBF. Se não fez bonito dentro das quatro linhas, o Brasil deve se orgulhar do golaço de placar que marcou ao receber muito bem os estrangeiros, cuja maioria passou a ter uma nova (e mais positiva) imagem do país, apesar dos problemas que nos afligem todos os dias.
Voltando ao Mundial de 2014, convoco todos os fãs de futebol  - só por educação, o convite se estenderá aos modinhas, :D - a acompanhar a finalíssima logo mais, às 16:00, com direito a show de Carlinhos Brown, Ivete e Shakira, qualquer que seja a seleção a erguer o caneco no Maracanã. Abaixo seguem algumas curiosidades para agitar o confronto derradeiro antes mesmo de a Brazuca começar a rolar no gramado do estádio carioca.

- Se vencer, a Alemanha se tornará a terceira seleção a conquistar o tetracampeonato 24 anos depois do terceiro título. Os demais felizardos foram Brasil (1970 - 1994) e Itália (1982 - 2006).
- Alemanha e Argentina se enfrentaram em duas finais consecutivas, as de 1986 e 1990. Os hermanos levaram a melhor na primeira, mas os germânicos sorriram por último na segunda. O Maracanã é o palco ideal para o "desempate" na terceira final entre as duas seleções em Copas.
- Nas duas últimas Copas (2006 e 2010), os argentinos foram despachados pelos mesmos adversários, os alemães, e na mesma fase (quartas de final). Alguém duvida que os nossos vizinhos querem descontar as reveses anteriores?
- Há 24 anos, a Argentina sequer chegava às semifinais de uma Copa - que dirá a uma final! Uma oportunidade de ouro para Messi, Agüero e companhia.
- Em 1990, a ainda dividida Alemanha conquistaria seu terceiro (e último) título pela porção ocidental. Esta pode ser a primeira Copa vencida pelos alemães como um país unificado.
- Os argentinos podem ainda contar com uma "sina" em torno do Brasil: desde 1986, nenhum time que nos eliminou de um Mundial venceu o torneio em questão. Por outro lado, a Albiceleste tentará novamente superar a "maldição de Tilcara", que a atormenta há 28 anos.
- O atual elenco germânico chegou à final graças ao trabalho coletivo, apesar de algumas quedas de produção na fase de grupos. Por sua vez, a Argentina deve sua caminhada até as semifinais aos lampejos de Messi. Somente a partir de então Sabella resolveu apostar no conjunto, adotando um estilo mais compacto que, embora ainda dependente do camisa 10 do Barcelona, levaria ao triunfo hermano sobre a Holanda nas penalidades. Portanto, não espere uma vitória elástica para qualquer dos lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário