quarta-feira, 2 de julho de 2014

Copa-2014: Quem deve passar das quartas


FRANÇA x ALEMANHA
Perfil da França: os Bleus suaram a camisa para superar a Nigéria nas oitavas. Ganham pontos pelo bom trabalho coletivo e paciência, mas ficam devendo na defesa e no meio de campo, que tem dificuldades de suprir o atacante Benzema.
Perfil da Alemanha: a muito custo, a máquina germânica conseguiu despachar a raçuda Argélia somente na prorrogação. Apesar de poderoso e mais experiente em relação ao plantel que disputou a Copa de 2010, o time tem sido prejudicado pela instabilidade, uma vez que o técnico insiste em escalar jogadores fora da posição ideal.
Quem deve avançar: um jogo duríssimo, sem dúvida, onde tudo pode acontecer. Mas eu colocaria as fichas no time francês, que pode nadar tranquilamente em meio às brechas do setor defensivo alemão e alcançar uma vitória por 2 x 1.


BRASIL x COLÔMBIA
Perfil do Brasil: contra o Chile, o time de Felipão outra vez deixou a desejar em campo. Embora tenha começado melhor a partida, permitiu que a La Roja dominasse geral a partir do segundo tempo regulamentar e por muito pouco não foi despachado pelo rival. Teve de vencer nos pênaltis (méritos a Júlio César, que pagou a dívida de 2010) para chegar às quartas com mais da metade do time sob forte abalo psicólogo. O treinador precisa fazer um milagre para pôr os nervos de todo mundo no devido lugar porque a Colômbia vem aí na sexta (04/07).
Perfil da Colômbia: os sensacionais cafeteros deram mais um show de futebol nas oitavas, pondo o Uruguai na dança. O time joga aberto, marca bem e conta com o vigor físico dos atletas, mas perde pontos na defesa.
Quem deve avançar: não consigo enxergar um favorito no momento. O Brasil tem mais qualidade individual, enquanto a Colômbia aposta no coletivo. Qualquer que seja o vencedor (claro que torcerei para a Seleção, mas não sou abestalhado ufanista a ponto de ignorar a competência da equipe adversária), o placar deverá ser bem apertado - 1 x 0, 2 x 1 ou 3 x 2.


ARGENTINA x BÉLGICA
Perfil da Argentina: os hermanos continuam apáticos na Copa. Escaparam da decisão por pênaltis no final do segundo tempo da prorrogação. Se o meio de campo não rende tão bem sob pressão adversária, a defesa dispensa maiores comentários negativos.
Perfil da Bélgica: muito contestados por não repetir no Brasil a badalação com que disputou as Eliminatórias europeias, os Diabos Vermelhos contaram com a paciência para lograr êxito em todas as partidas jogadas até agora. Ainda assim, a equipe é (ou ao menos parece) taticamente mais bem organizada que a Argentina.  
Quem deve avançar: os argentinos não são de entregar os pontos tão facilmente, mas dificilmente superariam a Bélgica, que pode vencer a partida por 2 ou mais gols de diferenças se souber explorar as brechas do tão criticado setor defensivo albiceleste.


HOLANDA x COSTA RICA
Perfil da Holanda: a Laranja Mecânica quase virou suco nas mãos do México em Fortaleza, porém o talento e o preparo físico dos atletas, aliados à equivocada retranca do time latino, fizeram a diferença a favor dos oranges. Embora continue vulnerável nas laterais, o novo Carrossel costuma abusar da tranquilidade e do conjunto para buscar a vantagem no placar.
Perfil da Costa Rica: o time sensação da Copa merecidamente continuou fazendo história nesta Copa, ao se classificar para as quartas de final pela primeira vez. A vibração e a disposição tática contam pontos favoráveis aos costarriquenhos, que prometem um duelo bastante equilibrado com a Holanda.
Quem deve avançar: em que pese a empolgação da Costa Rica, acho mais provável que a Holanda passe para as semifinais, nem que leve um baita sufoco do rival centro-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário