segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pitacos da Copa 2010 - 3ª (e última) rodada

Espanha e Honduras acabaram de encerrar a 2ª rodada do grupo de fases da Copa. De amanhã até a próxima sexta-feira (25/06), os confrontos finais decidirão o destino de muitas seleções, enquanto outras já tiveram o caminho traçado, para as oitavas de final ou mais cedo para casa. Segue abaixo a minha opinião sobre os possíveis classificados de cada grupo para o empolgante e temido mata-mata:


Grupo A
Classificados para a fase final: Uruguai e México.
Os técnicos Tabárez e Aguirre - de Uruguai e México, neste ordem - negam veementemente que busquem o empate entre si, o que classificaria as suas respectivas equipes para o mata-mata, mas é difícil acreditar que o famoso "jogo de compadres" não surja por acaso (ou não...), embora não seja nada demais lembrar que quem ficar em 2º lugar no Grupo A provavelmente terá pela frente a enorme pedreira do argentino Messi e companhia logo nas oitavas. No outro extremo da tabela, sul-africanos e franceses fazem o jogo dos desesperados (ou dos já eliminados): um time precisa vencer o outro e torcer por um triunfo mexicano ou uruguaio.

Grupo B
Classificados para a fase final: Argentina e Coreia do Sul.
Mesmo com 6 pontos, os argentinos ainda não estão matematicamente classificados para a fase final, porém só precisam empatar com a Grécia e tudo bem. A Coreia do Sul está em situação um pouco complicada - tem a obrigação de vencer a Nigéria a fim de não depender do resultado entre os hermanos e os gregos.

Grupo C
Classificados para a fase final: Inglaterra e EUA.
O English Team provavelmente despertará na Copa justamente diante da Eslovênia, vencendo-a por um placar daqueles bem apertados e assumir uma das 2 posições do Grupo C que credencia a presença no mata-mata. A outra deve cair nas mãos dos americanos, que dependerão apenas do próprio soccer contra a Argélia.

Grupo D
Classificados para a fase final: Alemanha e Sérvia. 
A combinação germânica de força e agilidade será testada contra a velocidade ganense, mas acredito que o time do técnico Joaquim Löw levará a melhor sobre os africanos, ainda que no sufoco. Já a Sérvia não deverá ter dificuldades diante da Austrália.

Grupo E
Classificados para a fase final: Holanda e Dinamarca. 
Garantida nas oitavas de final, a Holanda terá como seu último oponente na fase de grupos a seleção de Camarões, já eliminada do restante da competição e que apenas cumprirá tabela. Os dinamarqueses devem resistir ao ataque japonês e conseguir o compulsório triunfo, pois o empate classifica os nipônicos por saldo de gols.

Grupo F
Classificados para a fase final: Paraguai e Itália.
Talvez os paraguaios não tenham maiores problemas com o setor ofensivo neozelandês, salvo em caso de uma nova zebra na Copa. Podem até vencer o time da Oceania, o que ajudaria bastante a Itália, que não deve escapar de (mais) um empate, contra a Eslováquia.

Grupo G
Classificados para a fase final: Brasil e Portugal.
Como a nossa Seleção se classificou para o mata-mata com antecipação, naquele jogaço contra os marfinenses, ela pode até se dar o luxo de pôr um time misto contra Portugal, que somente deixaria de ir às oitavas caso levasse uma grande sapecada da ex-colônia e visse os norte-coreanos levarem mais um chocolate na partida contra os africanos do Grupo G.

Grupo H
Classificados para a fase final: Espanha e Chile.
Na 2ª rodada da fase de grupos, os espanhóis enfim mostraram o futebol que os consagrou como a maior força futebolística da Europa e devem repetir a dose no último jogo, contra o quase classificado Chile.


Como diria o imperador Júlio César, "a sorte está lançada". Uma boa rodada a todos os países participantes da 19ª edição da Copa do Mundo!

P.S.: tenho para vocês duas notícias. A boa é que teremos, em vez de três, quatro partidas por dia, até sexta-feira. A má é que serão realizados dois jogos em cada horário (às 11h00 e às 15h30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário