quinta-feira, 24 de junho de 2010

Grupo F - Saldo Final

Traída pela própria idade e tradição, Itália tomba diante da Eslováquia e é a segunda grande a cair na fase de grupos da Copa

A Squadra Azzurra chegou à Copa com um plantel quase idêntico ao que se sagrou campeão mundial na Alemanha quatro anos atrás, tinha a média de idade dos jogadores mais alta do torneio e confiava muito em seu histórico de participações nas Copas. Tudo isso, entretanto, não necessariamente se traduziu em bom futebol. Diante da Eslováquia, os italianos continuavam tão apagados quanto nas partidas anteriores e só acordaram para o jogo quando já haviam tomado 2 gols do time adversário. A partir daí, a tetracampeã mundial começou a gastar todas as energias no 2º tempo, em busca do empate salvador. De Natali diminui para o time, mas os eslovacos ampliaram com Kopunek. A Itália descontou mais uma vez, com Quagliarella,  porém sem evitar a derrota por 3 a 2 e a volta antecipada para Roma. Assim como a França, os pupilos do técnico Marcelo Lippi descobriram, tarde demais, que tradição não quer dizer absolutamente nada em Copas do Mundo. Avança quem for mais competente, como foi o caso da Eslováquia, que superou a campanha de sua "irmã" República Tcheca (nota: eslovacos e checos vieram da antiga Tchecolosváquia) em 2006 e chega às oitavas logo em sua estreia no torneio como país independente.




Paraguai se classifica para o mata-mata, confirmando ótima fase dos times sul-americanos na Copa

Enquanto a Itália perdia para a Eslováquia em Joanesburgo, o Paraguai não saía de um empate sem gols com a Nova Zelândia em Polokwane. Com raras chances de gol para ambas as equipes, o jogo terminou em 0 a 0, suficiente para levar os guaranis às oitavas-de-final e confirmar a excelente fase das seleções sul-americanas na África do Sul. Líderes do Grupo F, os paraguaios esperam conhecer o 2º colocado do Grupo E a partir das 15h30.


Nova Zelândia sofre eliminação "limpa"

Por pouco a Nova Zelândia não chegou pela primeira vez ao mata-mata de uma Copa. Mas o país da Oceania não poderá reclamar agora e nem na posteridade que saiu de uma edição do torneio de forma "limpa", isto é, após conseguir 3 empates (o de hoje, em 0 a 0, e os dos jogos anteriores, em 1 a 1). Um bom desempenho para quem chegou a perder 3 partidas seguidas e sofrer 12 gols na edição de 1982. Abaixo, os melhores momentos da última aventura dos "All Whites" em solo africano:



Fontes dos vídeos: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário