segunda-feira, 4 de junho de 2018

[COPA 2018] Palpites para a fase de grupos

Grupo A - Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai
Quem deve se classificar? 
Uruguai e Egito
Por quê?
- O Uruguai é franco favorito à liderança da chave graças ao ataque (Cavani e Suárez) e ao meio de campo (Vecino e Valverde). 
- O Egito conta com o talento de Mohamed Salah, que por muito pouco não ficou de fora da Copa após se lesionar durante a final da Champions League 2017/2018, e uma defesa compacta. 
- Sem um plantel à altura dos concorrentes e com uma zaga lenta, a Rússia não deve passar da fase de grupos, limitando-se ao papel de anfitriã do Mundial, assim como a Arábia Saudita, que não possui jogadores atuando nos grandes centros europeus.


Grupo B - Portugal, Espanha, Marrocos e Irã
Quem deve se classificar? 
Portugal e Espanha
Por quê?
- Portugal anda com uma moral elevada pela conquista da última Eurocopa, há dois anos. Entre suas principais armas para chegar ao mata-mata, destacam-se o atacante Cristiano Ronaldo, que dispensa comentários, e o goleiro Rui Patrício.
- Devidamente renovada após a desastrosa campanha no último Mundial, a Espanha também não deverá ter muitos problemas no Grupo B (à exceção da disputa com os vizinhos lusitanos pelo primeiro lugar da chave), apoiada principalmente por um meio de campo favorecido por nomes como Asensio, Isco e Iniesta, que deverá se despedir do selecionado hispânico ao fim da Copa.


Grupo C - Austrália, Dinamarca, França e Peru
Quem deve se classificar?
França e Peru
Por quê?
- Nomes como Griezmann, Mbappé, Kanté e Pogba devem garantir à França uma das vagas do grupo, além de colocá-la entre as seleções favoritas à conquista do Mundial em terras russas.
- Peru e Dinamarca possuem um meio de campo bem entrosado, mas as chances devem ser maiores para os sul-americanos na disputa pela segunda vaga.
- Os Socceroos (apelido da seleção australiana) melhoraram em alguns aspectos e continuam apostando suas fichas na bola alta, porém ainda seguem defensivamente vulneráveis.


Grupo D -Argentina, Islândia, Nigéria e Croácia
Quem deve se classificar? 
Argentina e Islândia
Por quê?
- Os hermanos chegam a mais uma Copa aos trancos e barrancos. Embora a lenta e envelhecida defesa atrapalhe o início de campanha, o poderoso ataque capitaneado por Messi deve garantir a equipe nas oitavas.
- A Islândia fez uma boa campanha na última Eurocopa e repetiu a dose nas Eliminatórias do continente, fazendo por merecer sua primeira participação em Mundiais. Confia no jogo coletivo e não tem medo de encarar adversários de maior tradição, mas deve sofrer com um elenco tecnicamente limitado.
- A Croácia possui um bom jogo aéreo e conta com Modric e Rakitic para fortalecer o meio de campo. Porém a fragilidade defensiva torna os Vatreni um alvo fácil para argentinos e islandeses.
- Quanto à Nigéria, seus pontos fortes residem na defesa, vazada apenas 4 vezes nas Eliminatórias africanas, e na velocidade das pontas. Entretanto, a inexperiência de alguns atletas e os problemas de sua federação afetam negativamente as chances de classificação dos Águias Negras.


Grupo E -Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia
Quem deve se classificar? 
Brasil e Sérvia
Por quê?
- Não há muito o que falar da nossa Seleção, que começou as Eliminatórias de forma irregular, mas engatou e saiu conquistando uma vitória atrás da outra tão logo Tite assumiu o comando. Praticamente improvável que não se classifique para as oitavas.
- A Sérvia confia na qualidade das laterais e da transição do meio para o ataque para brigar pela outra vaga da chave.
- Embora tenham feito uma boa campanha nas Eliminatórias e desfrutem de uma defesa sólida, os suíços podem deixar a desejar na parte ofensiva. A Costa Rica, que surpreendeu na última Copa ao despachar Itália e Inglaterra da competição, manteve boa parte do elenco que disputou aquele Mundial, mas são remotíssimas as chances de repetir a dose na Rússia. 


Grupo F - Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul
Quem deve se classificar?
Alemanha e México 
Por quê?
- A máquina germânica não parou de se reinventar desde a conquista da última Copa, mas ainda preserva algumas características que justificam seu favoritismo na Rússia, como uma boa mescla de juventude com experiência e o jogo aéreo. Salvo um enorme tropeço do destino, não terá muita dificuldade em abocanhar uma das vagas.
- Os mexicanos se classificaram para a Copa de forma mais tranquila em comparação a 2014 têm como arma principal a versatilidade tática em campo, sob o comando do técnico Osório, para chegar às oitavas, mas precisam ficar de olho na Suécia, que pode atrapalhá-los com um jogo compactado.
- Em mais uma participação em Copa, os coreanos não devem passar da fase de grupos por causa da sua defesa lenta e frágil, que lhes renderam muitos transtornos diante de adversários mais fracos nas Eliminatórias asiáticas.


Grupo G - Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra
Quem deve se classificar?
Bélgica e Inglaterra
Por quê?
- A maior arma da Bélgica reside no sistema ofensivo, marcado pela rapidez e qualidade, que deve compensar a insegura defesa - ainda que os Diabos Vermelhos tenham sido vazados apenas 6 vezes nas Eliminatórias europeias.
- O Time da Rainha é mais uma seleção que aposta na mistura da juventude com a experiência no elenco. Não deverá ter muitos sustos para conseguir a outra vaga.
- Os panamenhos são muito frágeis individualmente, embora possam surpreender belgas e ingleses com sua defesa bem organizada e descida rápida ao ataque. Por sua vez, a Tunísia deve sofrer com jogadas aéreas e pode contar apenas com as laterais.


Grupo H - Polônia, Senegal, Colômbia e Japão
Quem deve se classificar?
Polônia e Senegal
Por quê?
- A Polônia aposta nas triangulações e toques de bola para suprir o ataque, embora deva sofrer na defesa para chegar às oitavas.
- Senegal possui jogadores atuando em ligas europeias e confia na velocidade - uma marca registrada do futebol africano - para assegurar a outra vaga da chave.
- Em comum, Colômbia e Japão passaram por um enorme sufoco em suas respectivas Eliminatórias e contaram com a sorte para chegar à Rússia. Os cafeteros se encontram em um patamar inferior ao apresentado na última Copa, enquanto os nipônicos sentirão a falta de bons nomes no elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário