domingo, 15 de julho de 2018

[COPA 2018] Liberté, Egalité, Fraternité e Mbappé: França conquista 2° título mundial

Vinte anos depois, a França sentiu novamente o gostinho do título mundial após bater a Croácia por 4 a 2 no Estádio Lujniki, em Moscou. Com direito a golaços e uma ajudinha da péssima arbitragem (que não chega a diminuir o mérito dos atletas), a equipe de Didier Deschamps confirmou o favoritismo sem entrar em campo de salto alto, como havia feito na fatídica final da Eurocopa em 2016, perdida para Portugal.
Os Blues iniciaram a partida recuados, intimidados pela ferocidade croata, porém inauguraram o placar com um gol "roubado" aos 18 minutos: Griezmann cobrou uma falta inexistente e Mandzukic, tentando interceptar a bola, acabou mandando para a própria rede. A Croácia não se fez de rogada e empatou a parada aos 27 minutos, com um belo tento de Perisic. Entretanto, o juiz entrou em cena mais uma vez, marcando um pênalti polêmico a favor dos franceses, que converteram bem o lance com Griezmann.
Na segunda etapa, os gauleses cresceram ainda mais e ampliaram o escore com Pogba, que precisou de duas tentativas para superar Subasic e anotar o 3° tento. Seis minutos depois, o jovem Mbappé praticamente selaria a vitória da sua equipe deixando o dele com um chutaço de fora da área, sem chance para o arqueiro croata. Mesmo a invasão de quatro integrantes do Pussy Riot (grupo feminista que se opõe ao governo Putin) e um gol de honra de Mandzukic após trapalhada do goleiro Lloris não atrapalharam a incontestável campanha da equipe de Didier Deschamps, que se tornou o terceiro campeão mundial como jogador e técnico na história das Copas (os outros felizardos foram Zagallo e Beckenbauer). Já a vice-campeã Croácia pode se orgulhar de sua melhor campanha na história do torneio e do seu meia Luka Modric, que levou o prêmio de melhor jogador da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário