sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Celebridades não são deuses

Ontem, eu estava lendo alguns artigos do blog de Oscar Filho - comediante de stand-up e integrante do humorístico CQC, da Band - quando um deles me chamou a atenção. O texto, intitulado "Humildade" e escrito há algum tempo, apresenta uma opinião do humorista (com base em experiência própria, diga-se de passagem) sobre pessoas que vivem abordando celebridades em qualquer lugar, a qualquer hora, em busca de um autógrafo ou de uma foto, sem parar para pensar se não estariam incomodando o ídolo em questão. Uma leitura minunciosa do artigo apenas confirmou uma tese minha segundo a qual celebridades não são tão infalíveis quanto os veículos de comunicação costumam mostrar ao público.
Ao contrário do que muita gente imagina, os famosos também levam sua vida de meros mortais. Trabalham, pegam fila de banco, fazem as compras do mês, passeiam com os filhos, pagam impostos, viajam, descansam, dormem... Enfim, desempenham atividades tão corriqueiras quanto as nossas. Acontece que tem muito admirador por aí - especialmente o do naipe "fã da Xuxa", rsrs (sem ofensas, por favor!) - que não entende essa questão e resolver abordar o ídolo a torto e a direito para tirar uma foto ou conseguir um autógrafo. Tento imaginar como deve ser constrangedor para um artista  interromper o almoço ou o passeio com os filhos somente para agraciar um fã que poderia muito bem se aproximar dele em um momento mais oportuno (ex.: em uma premiere). O pior é que, se não atender o chato de plantão, o camarada é taxado de "antipático", "mala", "metido a besta", "estrela" e assim por diante. Como bem disse o ator Marcelo Médici, em um de seus textos, muitos engraçadinhos exploram esse medo das personalidades para serem atendidos por elas quando bem entenderem, e a maioria dos famosos cede aos caprichos alheios para não ficar com o filme queimado na mídia. A cada dia, essa situação se torna cada vez mais complicada, uma vez que nunca falta gente tentando se firmar no circo do entretenimento ou mesmo os singelos 15 minutos de fama.
Em resumo, o que quero dizer é que celebridades merecem e devem ser tratadas como pessoas comuns, uma vez que não deixam de cumprir suas obrigações civis e/ou familiares do dia-a-dia e têm que trabalhar muito para continuar onde estão (desculpem a franqueza, mas somente os ingênuos acreditam que se consagrar no meio artístico é moleza e dá dinheiro fácil). Se você por acaso flagrar alguém famoso almoçando em um restaurante ou passeando com o(a) cônjuge, em vez de atacá-lo com pedidos de autógrafo ou foto, coloque-se no lugar do artista por uns minutos e descubra se você realmente gostaria de ser importunado o tempo todo. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário