sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 já chegou. O que esperar nos próximos 12 meses?

Há pouco mais de 22 horas, 2009 saía de cena para dar lugar a 2010. O ano novo começou ora bem para os brasileiros e turistas que se espremeram nas praias tupiniquins ora terrivelmente para as famílias das vítimas da chuva no Rio de Janeiro. Boas e más notícias à parte, o fato é que, pela primeira vez, atualizo o blog em um 1º de janeiro. Várias novidades nos aguardam nos próximos 364 dias, vamos nos atentar para os principais:

Copa do Mundo: o principal torneio de seleções de futebol do mundo será realizado pela primeira vez em solo africano, mais precisamente nas cidades da África do Sul, país marcado pela horrenda política de segregação racial conhecida como apartheid, felizmente extinta desde 1994. Os sul-africanos, que nem devem se lembrar mais desse período negro, prometem agitar bastante nas arquibancadas. Para o Brasil, não haverá vida fácil, diante da misteriosa Coreia do Norte, da respeitável Costa do Marfim e do entrosado time de Portugal. Sem dúvida, Dunga terá de ralar muito para mostrar que a Seleção pode levantar o sexto caneco em Copas do Mundo. E, de quebra, poderemos aprender com os acertos e erros dos anfitriões para não fazer feio daqui a 4 anos, por aqui.

Eleições: ano polítivo promete (e cumpre) tudo de bom ou de ruim. A corrida presidencial será disputada majoratoriamente entre Dilma, a candidata a suceder Lula (e esticar por mais 4 anos a hegemonia petista), e José Serra, que terá de se esforçar muito para se livrar da in fluência do ex-presidente FHC (ou, pelo menos, diminui-la drasticamente). Outros candidatos, com chance quase nula, como Ciro Gomes e Marina Silva, prometem desequilibrar a briga entre PT e PSDB. Quanto às eleições para governador, deputados estadual e federal e senador, mais uma chance para o eleitor tentar mudar a cara de Brasília ou continuar elegendo os mesmos corruptos de sempre (e depois reclamar, sem nenhuma razão, porque tudo que o Estado oferece não presta).

Fico por aqui. Retorno quando tiver mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário