quinta-feira, 13 de maio de 2010

Palpites para a Copa 2010

Faltando quase um mês para o início da maior festa do futebol mundial, eu quero soltar meus pitacos sobre os oito grupos da Copa da África do Sul.

Grupo A - África do Sul, México, Uruguai e França
Quem se classifica para a 2ª fase: França e México. Ambas as seleções contam com um time bem montado, apesar de alguns desfalques. África do Sul e Uruguai não devem oferecer muita dificuldade.

Grupo B - Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia
Quem se classifica para a 2ª fase: Argentina e Coreia do Sul. A Nigéria conta com apoio dos sul-africanos, mas o seu time não está lá essas coisas. E a Grécia de hoje está a anos-luz daquela que conquistou a Eurocopa de 2004.

Grupo C - Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Quem se classifica para a 2ª fase: Inglaterra e Estados Unidos/Eslovênia. Sem David Beckham e Michael Owen, o time da Rainha vai penar contra os EUA e Eslovênia, mas deve seguir para o mata-mata numa boa. Já os americanos, atuais vice-campeões da Copa das Confederações e que não param de surpreender nas Copas desde 2002, se contentarão em disputar o segundo lugar com os eslovenos.
 
Grupo D - Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Quem se classifica para a 2ª fase: Alemanha e Gana/Sérvia. Os alemães focam seu futebol na eficiência, e nada melhor contra essa característica germânica do que a velocidade do ataque de Gana. Os sérvios podem surpreender nesta chave. Já à Austrália, com força física de mais e tática de menos, provavelmente caberá o papel de saco de pancadas.
 
Grupo E - Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
Quem se classifica para a 2ª fase: Holanda e Dinamarca. A Laranja Mecânica pode passar voando na defesa dos adversários. Camarões vai ficar dependendo dos lampejos de Samuel Eto'o e o Japão não conta com jogadores que atuem na Europa. O segundo lugar deve ficar na mão dos dinamarqueses.
 
Grupo F - Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
Quem se classifica para a 2ª fase: Itália e Paraguai. A Squadra Azzura peca pela pouca renovação do time atual em relação àquele com o qual foi campeã em 2006, mas deve ficar em primeiro sem problemas. Os paraguaios só precisam fortalecer o ataque, já que contam com uma das melhores zagas da América do Sul. A Eslováquia pode tentar e não conseguir superar a campanha de sua "irmã" (a República Tchec) em 2006. Os neozelandeses devem voltar para casa mais cedo.
 
Grupo G - Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Quem se classifica para a 2ª fase: Brasil e Costa do Marfim/Portugal. Apesar das críticas dispensadas à convocação de Dunga, a Seleção canarinho tem plenas condições de se classificar em 1º lugar caso os atletas não entrem com salto alto, como alguns deles já fizeram na Copa passada. A Costa do Marfim e Portugal são seleções de respeito, mas enfrentam problemas. Aos africanos falta uma disciplina tática. Já os lusitanos sofrem alguns desfalques. Ambos os times provavelmente lutarão pelo segundo lugar. A politicamente fechadíssima Coreia do Norte parece frágil, mas ainda não se pode subestimar seu potencial.
 
Grupo H - Espanha, Suíça, Honduras e Chile
Quem se classifica para a 2ª fase: Espanha e Suíça. O time espanhol joga bonito, mas nunca ganhou uma Copa e chegou a ser surpreendida e derrotada pelos EUA nas semifinais da última Copa das Confederações, no ano passado. Ainda assim, deve se classificar sem problemas. Os suíços prometem seguir para o mata-mata na 2ª posição graças a seu técnico, com um currículo vitorioso em clubes alemães. Ao Chile cabe dar algum trabalho para os times europeus da chave, só que sem muita esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário