quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cruzeiro deixa escapar o tri da Libertadores em casa

Ontem à noite, o Cruzeiro viu ruir no Mineirão o sonho do tricampeonato da Libertadores da América. Vindo de um empate em 0x0 com o Estudiantes de La Plata na semana passada, na casa do adversário, a Raposa precisava vencer em casa para não ter de disputar o título de 2009 nos pênaltis. O primeiro tempo não foi lá essas coisas. Os dois times não ameaçavam muito um ao outro.
Após os 45 minutos iniciais, a equipe mineira teve de esperar os atletas do Estudiantes chegarem ao campo com um certo atraso - possivelmente uma estratégia dos hermanos para literalmente esfriar o sangue dos cruzeirenses. Logo no início da segunda etapa, Henrique chutou de longe, a bola bateu na perna de Desábato e enganou o goleiro argentino, fazendo 1x0 para o Cruzeiro. Naquele momento, os donos da casa pareciam ter deixado de lado o nervosismo com que jogou o primeiro tempo e prometiam se impor em campo. Entretanto, os visitantes só precisaram de 6 minutos para mostrar que não estavam passeando no Mineirão. Cellay aproveitou um descuido da defesa adversária e contou com o azar dela para fazer a bola chegar a Fernández, que não teve muito trabalho para enfiá-la na rede. O empate em 1x1 começou a corroer o emocional dos jogadores do Cruzeiro. Aos 27 minutos, mais desespero para os brasileiros: aproveitando a cobrança de um escanteio por Verón, Boselli subiu sozinho e cabeceou a redonda, que quicou de forma a enganar o goleiro Fábio e sacramentou a virada do Estudiantes. Até o final da partida, os mineiros tentavam atacar de todas as formas, porém a agonia atrapalhava algumas conclusões que tinham tudo para ser convertidas em gol. Os argentinos aguentaram o tranco, apesar de se sentirem pressionados pelos donos da casa.
Aos 47 minutos, o árbitro soltou o apito final, conferindo o 4º título do torneio sul-americano aos Estudiantes - que vão disputar o mundial de clubes em dezembro, nos Emirados Árabes, e esperam pegar o Barcelona como possível adversário na final - e fazendo a torcida local voltar para casa de cabeça baixa. Uma pena. O Cruzeiro melhorou no segundo tempo, porém caiu diante da forte marcação dos visitantes. Sem dúvida, os hermanos haviam feito um belo tapete de pele de raposa. Segue abaixo um vídeo com os melhores (para o Estudiantes) ou piores (para o Cruzeiro) momentos da final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário