segunda-feira, 25 de agosto de 2014

[CINEMA] Crítica: Os Mercenários 3

O terceiro filme da saga roteirizada por Sylvester Stallone se presta ao simples e puro entretenimento, repetindo a fórmula dos longas anteriores: tiros, explosões, pancadaria (desta vez, com a ilustre participação dos lutadores profissionais Victor Ortiz e Ronda Rousey) e, claro, uma rodada de cerveja após detonarem centenas de inimigos e implodir vizinhanças inteiras sem pedir licença a ninguém. Também não poderia faltar o clássico autodeboche, que aborda aspectos da vida profissional e até pessoal dos artistas, como pode ser visto na cena em que os fortões resgatam o sarcástico Doctor Death, que cumpria pena por sonegação fiscal - assim como seu intérprete, Wesley Snipes, na vida real.
Não espere uma história mirabolante e sem rodeios. Aliás, este nunca foi o forte da franquia Expandables. Mas, se você faz questão de ficar por dentro da nova aventura de Barney Ross e seus amigos, lá vai: desta vez, os Mercenários têm pela frente um perigoso traficante de armas, Conrad Stonebanks (Mel Gibson), ex-membro e co-fundador do grupo. O vilão dá as caras em uma operação de rotina e põe os ex-companheiros para correr com seu poder de fogo superior, com direito a uma maldadezinha básica - ferir gravemente um deles - antes de fugir. Deduzindo que os veteranos não mais podem dar conta do recado (uma curiosa referência ao fato de Stallone, Schwarzenegger, Ludgren, Gibson e companhia já terem passado da hora de se aposentar) e sentindo-se culpado pela atual situação, Barney dispensa o grupo sem muito peso na consciência e corre atrás de sangue novo, convocando quatro novos integrantes - Smilee (Kellan Lutz), um ex-fuzileiro que ganha a vida em lutas clandestinas, Luna (Ronda Rousey), uma hostess dura na queda, Thorn (Glen Powell), um veterano especialista em ataques cibernéticos, e Mars (Victor Ortiz), um atirador da pesada. Posteriormente, a equipe ganha mais um novato, o tagarela Galgo (Antonio Banderas), que havia sido dispensado em um recrutamento anterior.
No âmbito geral, ninguém sai perdendo com essa salada mista da old school com a nova geração. Os atores principais revivem a época áurea do cinema de ação dos anos 80 e 90 (embora os tiroteios sejam um pouco mais tímidos em comparação aos outros dois filmes da série), enquanto o público tem mais uma oportunidade de vê-los reunidos em um mesmo filme. Se você simplesmente gosta de ver os bandidos caindo com uma bala enfiada na testa e não faz a menor questão de manter o cérebro ligado para entender a história, Os Mercenários 3 não vai te decepcionar.

Nota final: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário