segunda-feira, 31 de março de 2014

Notas rápidas sobre a Copa de 2014

Vai ter Copa sim, senhor!

Faltando pouco mais de dois meses para a bola rolar por estas bandas, ainda há quem queria ver o evento cancelado aos 47 do segundo tempo, como se isso fosse o bastante para resolver os inúmeros problemas que afligem o País. Quem agora está achando ruim que tivesse reclamando sete anos atrás, quando o Brasil foi escolhido para sediar mais um Mundial, sessenta e quatro anos depois do fatídico Maracanazo.
Até concordo que a dinheirama destinada à reforma de estádios já existentes e à construção de novas arenas teria melhor serventia na educação e na saúde, mas a julgar pelo sepulcral silêncio da população nos últimos sete anos (salvo naquelas manifestações do ano passado), acho bem pregado que a próxima Copa seja realizada assim mesmo. E não adianta pôr a culpa em Dilma ou na FIFA pelos problemas que ocorreram durante a nossa preparação para o evento: o Brasil concordou em sediar o Mundial por vontade própria. Ou a entidade máxima do futebol é tão malvada a ponto de obrigar qualquer país a voltar suas atenções para um torneio durante 30 dias?


Hora de moderar o oba-oba


A Copa nem começou e já aparece muito torcedor ufanista "garantindo" o título de 2014 em nossas mãos. Muita calma nessa hora! É claro que a Seleção jogará em casa e possui condições técnicas de chegar ao hexacampeonato mundial, mas não podemos cair na tentação de achar que outras seleções - Itália, Alemanha, Espanha e talvez a Argentina - virão para estas bandas somente a passeio. Nunca é demais lembrar que o oba-oba antecipado já atrapalhou demais o escrete canarinho em Mundiais anteriores, principalmente nos de 1950 e 1998, quando até a imprensa dava como certa a vitória tupiniquim antes mesmo dos últimos 90 minutos da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário